Sobre Orientação

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Basicamente é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Orientação é um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, um componente mental e lúdico. É uma modalidade esportiva altamente competitiva por exigir do competidor todas as qualidades físicas em meio natural, sendo portanto uma poderosa ferramenta de educação ambiental pelo fato reintegrar o homem a natureza. Os percursos são de uma extrema variedade e as característica do terreno são diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc.

Orientação é o esporte de toda às idades, respeita a individualidade biológica, conhecimento e capacidade física. Orientação é o esporte que integra a família dos netos aos avós. Atualmente a grande família Orientistas constituída pelas 13 federações estaduais, mais de 108 clubes e mais de 12.000 atletas no Brasil.