O que não podem faltar na mochila

A primeira relação dos 10 itens essenciais em uma expedição foi criada há mais de 80 anos, em 1930, em um clube de montanhistas de Seattle. As décadas seguintes se encarregaram de desenvolver, na velocidade em que avançam técnicas e tecnologias ligadas à aventura, novas versões e novos produtos. A “faquinha” de ontem tornou-se um canivete multi-função, a bússola de agulha magnetizada virou um GPS compacto, e a lanterna a bateria é hoje a “luz química”, um tubo que, quando quebrado, gera iluminação para orientação dentro de cânions, por exemplo.

O mais importante é saber que se aventurar por conta própria no meio do mato não é algo muito simples. Das trilhas menos desafiadoras aos cumes mais altos, é preciso conhecimento básico, instrução e, principalmente, estar preparado para os quase inevitáveis imprevistos. “É importante ter bom senso e não querer, nunca, dar um passo maior do que as suas pernas”, alerta Rodrigo Bastos, coordenador de cursos da Outward Bound Brasil, instituição que é líder mundial em treinamento outdoor e educação experiencial. Rodrigo revela sua lista atualizada com as 10 coisas que você não pode esquecer antes de ir para o mato.

1. Mapa e bússola. O GPS depende de sinal de satélite e não funciona em diversas situações, como numa expedição em cânions ou numa mata muito fechada, por exemplo.
  2. Fósforos. Fonte de luz e de calor. Os ideais são os modelos à prova d’água, que podem ser encontrados nas lojas especializadas. Levar um isqueiro reserva novo num compartimento à prova d’água também é aconselhado.
  3. Lanterna. Mesmo para um passeio diurno, leve uma lanterna – se você se perder e escurecer, a roubada será um pouco menor. Os modelos mais modernos de headlamp funcionam por centenas de horas com um mesmo jogo de pilhas e deixam as suas mãos livres para fazer uma fogueira, armar uma barraca ou analisar o mapa, por exemplo.
  4. Comida extra. Leve sempre mais do que você acha que irá precisar.
  5. Kit de primeiros socorros, e claro, conhecimentos para utilizá-lo. Um kit básico deve ter um anti-séptico como iodo, para limpar eventuais arranhões, gaze, esparadrapo e alguns comprimidos de analgésico, antiinflamatório, antidiarréico e antipirético.
  6. Protetor solar. Pode ser cremes protetores com fator alto ou então boné e roupas que escondam sua pele do sol forte.
  7. Capa de chuva e roupas para o frio, independentemente do clima previsto. Hoje já existem capas de chuva que pesam menos de 80g e que, dobradas, ocupam o volume de uma maçã. As velhas e boas “capuchas” (aquelas transparentes e finas, vendidas em porta de estádio) também quebram um galho e não entulham a mochila.
  8. Canivete multifuncional. Em poucos centímetros você encontra uma mini caixa de ferramentas que pode salvar a sua aventura.
  9. Água. Parece óbvio, mas é de fundamental importância. Além de sair com uma quantidade mínimo de líquidos, leve também meios de tratá-la, como iodo, Hidrosteril ou pastilhas de cloro.
  10. Saco para lixo, como forma de respeito à natureza e conscientização social. Traga de volta tudo o que você levou.

Fonte goOutside

Notice: get_the_author_ID está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use get_the_author_meta('ID') em seu lugar. in /var/www/html/clubeazimute/portal/wp-includes/functions.php on line 3830